Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Márcia Regina Do Nascimento França.
Ano/Turma: 6º e 7º Ano
Quais são os objetivos da aula
- Aprender a trabalhar em grupos;
- Utilizar a fala em situação formal, para transmitir informações pesquisadas;
- Aprender a utilizar recursos para esse tipo de apresentação;
- Planejar material de apoio à fala;
- Fazer sínteses a partir de leituras de textos;
- Selecionar dados pesquisados em diferentes fontes;
- Aprender a planejar textos orais em situações comunicativas simuladas;
- Refletir sobre as palestras e formas de apresentação;
- Reconhecer na palavra falada uma das formas essenciais da comunicação;
- Perceber características típicas da oralidade.
1ª Aula: Escolha das equipes
- Escolher o assunto para apresentação. O mesmo não poderá ser repetido, ou seja, cada equipe terá um assunto diferente, mas com temas livres. Exemplo: moda, artista preferido, skate, surf, animais domésticos...
- Exemplo de um trabalho já realizado anteriormente: Palestrinhas 2011
- Comoa falar em público: www.milpalestras.com.br
- Características de uma boa apresentação em Power Point (slides): http://www.saiadolugar.com.br/marketing/caracteristicas-de-uma-boa-apresentacao-em-power-point/
- Hora de Prestar Atenção: Antes de começar o trabalho, será organizado as pastas, criado os apresentações, entender como salvar imagens e escrever as fontes de pesquisa. Fiquem atentos à explicação da professora da sala de informática.
2ª Aula: Pesquisa
- Pesquisar textos sobre o assunto escolhido em diferentes sites começando pelos endereços selecionados para a pesquisa abaixo:
- Lembrando: abrir o editor de texto, salvar na pasta do trabalho e colar nele todos os endereços de pesquisa irá ser usado, inclusive das imagens.
- Salvar as imagens selecionadas na pasta do trabalho.
- Baixar as músicas selecionadas e guardar na pasta
- A pesquisa também pode ser feita em casa, basta organizar em uma pasta da mesma forma que na sala de informática. Mas o material só poderá ser trazido para a escola em pendrive.
3ª e 4ª Aula: Escrita da Síntese
- Salvar os textos pesquisados no Editor de Textos e desenvolver sínteses a partir das leituras.
- Usar o mesmo editor de texto já salvo com os endereços de sites pesquisados.
5ª, 6ª, 7ª e 8º Aula: Elaborar a Apresentação em Slides
- Antes, a professora que irá explicar como montar uma boa apresentação de slides.
- Incluir na apresentação vídeos, músicas, gráficos...
- O texto deverá ser construído em tópicos usando apenas as palavras chaves e/ou frases curtas
- Salvar a apresentação na pasta do trabalho.
9ª aula: Finalizar a Apresentação
- Fazer as últimas correções no trabalho.
- Verificar se todo o trabalho está adequado para apresentação no projetor multimídia:
- Converter para o formato PDF
- Dica: rever os exemplos de uma boa apresentação de palestra para revisar o trabalho se inspirarem na hora apresentação. Ficar atento: postura, posição no palco, apresentação pessoal, como mostrar a multimídia.
10ª, 11ª e 12ª aula: Apresentação para a turma
- Tempo para cada apresentação mínimo de 5 minutos e máximo de 10 minutos.
- Os melhores trabalhos serão divulgados no blog da escola
O que será avaliado:
- Será analisado a construção da síntese do estudo da pesquisa;
- Observado a como foi a experiência das audições e as reações da turma.
- Avaliar se foi compreendido as diferenças entre oralidade e escrita e se percebido o quanto a fala é importante para a comunicação.
- Observar se o conjunto da apresentação está clara e objetiva, com postura, entonação de voz, sincronia entre os oradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário