quinta-feira, 11 de abril de 2013

6º e 7º Ano: Língua Portuguesa: Palestrinhas

Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Márcia Regina Do Nascimento França.
Ano/Turma: 6º e 7º Ano

Quais são os objetivos da aula

  • Aprender a trabalhar em grupos;
  • Utilizar a fala em situação formal, para transmitir informações pesquisadas;
  • Aprender a utilizar recursos para esse tipo de apresentação;
  • Planejar material de apoio à fala;
  • Fazer sínteses a partir de leituras de textos;
  • Selecionar dados pesquisados em diferentes fontes;
  • Aprender a planejar textos orais em situações comunicativas simuladas;
  • Refletir sobre as palestras e formas de apresentação;
  • Reconhecer na palavra falada uma das formas essenciais da comunicação;
  • Perceber características típicas da oralidade.
Como serão feitas as aulas

1ª Aula: Escolha das equipes

  • Escolher o assunto para apresentação. O mesmo não poderá ser repetido, ou seja, cada equipe terá um assunto diferente, mas com temas livres. Exemplo: moda, artista preferido, skate, surf, animais domésticos...
  • Exemplo de um trabalho já realizado anteriormente: Palestrinhas 2011

    Dicas de endereços para visitar:
    Temas de cada equipe:


    • Hora de Prestar Atenção: Antes de começar o trabalho, será organizado as pastas, criado os apresentações, entender como salvar imagens e escrever as fontes de pesquisa. Fiquem atentos à explicação da professora da sala de informática.
    2ª Aula: Pesquisa
    • Pesquisar textos sobre o assunto escolhido em diferentes sites começando pelos endereços selecionados para a pesquisa abaixo:
    Bons sites selecionados para começar a pesquisa: (postar depois)
    • Lembrando: abrir o editor de texto, salvar na pasta do trabalho e colar nele todos os endereços de pesquisa irá ser usado, inclusive das imagens.
    • Salvar as imagens selecionadas na pasta do trabalho.
    • Baixar as músicas selecionadas e guardar na pasta
    • A pesquisa também pode ser feita em casa, basta organizar em uma pasta da mesma forma que na sala de informática. Mas o material só poderá ser trazido para a escola em pendrive.

    3ª e 4ª Aula: Escrita da Síntese

    • Salvar os textos pesquisados no Editor de Textos e desenvolver sínteses a partir das leituras. 
    • Usar o mesmo editor de texto já salvo com os endereços de sites pesquisados.  

    5ª, 6ª, 7ª e 8º Aula: Elaborar a Apresentação em Slides 

    • Antes, a professora que irá explicar como montar uma boa apresentação de slides. 
    • Incluir na apresentação vídeos, músicas, gráficos... 
    • O texto deverá ser construído em tópicos usando apenas as palavras chaves e/ou frases curtas 
    • Salvar a apresentação na pasta do trabalho. 

    9ª aula: Finalizar a Apresentação

    • Fazer as últimas correções no trabalho.
    • Verificar se todo o trabalho está adequado para apresentação no projetor multimídia:
    • Converter para o formato PDF
    • Dica: rever os exemplos de uma boa apresentação de palestra para revisar o trabalho se inspirarem na hora apresentação. Ficar atento: postura, posição no palco, apresentação pessoal, como mostrar a multimídia. 

    10ª, 11ª e 12ª aula: Apresentação para a turma

    • Tempo para cada apresentação mínimo de 5 minutos e máximo de 10 minutos.
    • Os melhores trabalhos serão divulgados no blog da escola

    O que será avaliado:

    • Será analisado a construção da síntese do estudo da pesquisa;
    • Observado a como foi a experiência das audições e as reações da turma. 
    • Avaliar se foi compreendido as diferenças entre oralidade e escrita e se percebido o quanto a fala é importante para a comunicação. 
    • Observar se o conjunto da apresentação está clara e objetiva, com postura, entonação de voz, sincronia entre os oradores. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário