segunda-feira, 14 de maio de 2012

4º e 5º Anos: A Pirâmide Alimentar


Projeto: Criatividade se põe na mesa: Aproveitando alimentos integralmente
Professora: Dábila Sezario Gomes Inácio
4º Ano  B
Professora: Marialba Ramos Martins Michels
4º Ano A e C
Sirlei Jagielski Nass
4º Ano  D
Professora: Vivian Paula Schmitt
5º Ano B
Professora:  Luciana Maria Ostrowski Rieper
5º Ano A e C

Objetivos:
- Entender o que é a pirâmide alimentar.
- Reconhecer os nutrientes necessários para o crescimento saudável.
- Compreender como a pirâmide alimentar nos orienta a termos uma alimentação saudável.

Atividade 1:
Assistir a animação que explica o que é a pirâmide alimentar: 

Responder oralmente: 
- O que é a pirâmide alimentar?
- Em quantos níveis(grupos) está dividida a pirâmide alimentar?

Atividade 2:
Completar a atividade interativa que irá explicar cada nível da pirâmide alimentar:

 Responder oralmente:
- Qual o nome de cada um dos seis níveis da pirâmide alimentar?
- Dê uma lista de três alimentos que fazem parte de cada nível?
- Quais alimentos devo comer em maior quantidade? 
- Quais devo comer moderadamente (poucas vezes)?
Reflita: Quais alimentos da pirâmide alimentar não estão fazendo parte minhas refeições? E quais alimentos preciso diminuir na minha alimentação?

Atividade 3:
Estudar o texto que explica os níveis(grupos) alimentares da pirâmide alimentar:

Responder oralmente:
- Como os seis grupos(níveis) da pirâmide alimentar estão organizados (separados)?
- Qual a função de cada grupo? 
* Alimentos energéticos?
* Alimentos reguladores?
* Alimentos construtores?

Atividade 4:
Resolver os exercícios sobre a pirâmide alimentar no computador:
Atividade do 4o. Ano
Atividade do 5o. Ano 
Atividades Complementares:

Fonte da imagem: http://www.smartkids.com.br/conteudo/especiais/nutricao/piramide-alimentar/piramide-alimentar.gif

Um comentário:

  1. Excelente proposta de atividades. Obrigado por compartilhar o conhecimento.São ações como estas, que contribuem para que possamos propocionar métodos diferenciados e contribuir o máximo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos e minimizando os déficits existente.
    Prof. Alan Nantes

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