Professora: Camila Janine de Liz
Turma: 6º Ano A
Objetivo da aula:
A aula servirá para complementar o conteúdo já estudado na sala de aula. Hoje iremos aprofundar alguns entendimentos para concluírmos o projeto para Águas de Joinville.
Atividades:
1. Acessar o endereço abaixo que faz parte do site Aguas de Joinville e acompanhar a animação que mostra todas as etapas por onde passa a água até chegar na nossa casa. Importante: fique atento à explicação da professora e vá faça uma anotação no caderno explicando o que você aprendeu:
2. Acessar próximo endereço, que também pertence ao site Águas de Joinville, e nele ler e visualizar as etapas do do tratamento de esgoto: Faça também um resumo no caderno sobre o como é feito o tratamento de esgoto e fique atento na explicação da professora:
3. Assistir um vídeo sobre o ciclo da água, de uma maneira mais simples e fácil de se entender. O vídeo é o que está abaixo, mas não clique nele, a professora irá passar no telão:
O que estudamos sobre o tema Água, Esgoto e Consumo Consciente:
Com o auxilio dos livros didáticos aprendemos:
1ª aula:
3ª aula:
Como foi feita a avaliação:
Em todas as aulas os alunos são observados e a professora registra a participação do grupo, a realização e os resultados das atividades e tarefas propostas e a participação nas aulas. A aplicação da nota é sobre os painéis e a prova final.
Referência Bibliográfica:
Livro didático Radix: FAVALLI, L. D.; PESSOA, K. A.; ANGELO, E. A. Ciências. 1 ed. São Paulo: Editora Scipione, 2010. BARROS, Carlos; PAULINO, Wilson. Ciências. 4 ed. São Paulo: Editora Ática, 2011.
O que estudamos sobre o tema Água, Esgoto e Consumo Consciente:
Com o auxilio dos livros didáticos aprendemos:
1ª aula:
- Tema de estudo: Água no planeta Terra.
- Tarefa: exercícios da página 111, 112 – 1, 3, 4, 5, 6, 8.
- Correção dos exercícios.
- Tema de estudo: Propriedades da água: composição e estados físicos.
- Tema de estudo Mudanças de estado físico da água – esquema no quadro
- Tema de estudo: Ciclo Hidrológico
- Atividade: desenhar o ciclo hidrológico no caderno.
- Tarefa: exercícios da página 126 127 – 1, 2, 3, 6, 9.
- Correção da tarefa
- Tema de estudo: Tratamento da água.
- Tema de estudo: Esgoto.
- Tarefa: exercícios da página 146, 148 – 1, 4, 6, 9, 10.
- Correção dos exercícios.
- Tema de estudo: Doenças relacionadas à água.
- Aula na sala de informática pedagógica. Tema: Conhecer o site Águas de Joinville para aprender mais sobre as estações de tratamento de água e esgoto (ETA e ETE)
- Palestra sobre o tema: Tratamento de Água e Esgoto.
Palestrante: Isabel, das Águas de Joinville. |
10ª aula:
- Saída de Campo: Visita a ETE da Dohler e Sr. Ingo (ETE com Cana de açúcar) na Estrada Bonita, em Pirabeiraba.
11ª aula:
- Montagem de painéis para explicar aos alunos do 3º e 4º anos o que foi aprendido e compreendido, de modo a transmitir o conhecimento adquirido.
- Continuação no trabalho de Montagem dos painéis.
- Apresentação dos trabalhos aos alunos das séries iniciais.
- Avaliação final sobre o tema
Como foi feita a avaliação:
Em todas as aulas os alunos são observados e a professora registra a participação do grupo, a realização e os resultados das atividades e tarefas propostas e a participação nas aulas. A aplicação da nota é sobre os painéis e a prova final.
Referência Bibliográfica:
Livro didático Radix: FAVALLI, L. D.; PESSOA, K. A.; ANGELO, E. A. Ciências. 1 ed. São Paulo: Editora Scipione, 2010. BARROS, Carlos; PAULINO, Wilson. Ciências. 4 ed. São Paulo: Editora Ática, 2011.
Companhia de Saneamento Básico Águas de Joinville: http://www.aguasdejoinville.com.br/ciclo_agua/agua.htm e http://www.aguasdejoinville.com.br/ciclo_agua/esgoto.htm
Atividades Educativas: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3206
Nenhum comentário:
Postar um comentário